Aracaju, 14 de Agosto de 2018

Projetos

Projeto A Arte da leitura e a arte de produzir textos

Page a66ad5d32d9ed42e

Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental I.
 

Objetivo: Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental, e que a escola possui um papel importante nesse processo do hábito da leitura nas crianças, considera-se importante a realização do presente projeto: “Uma viagem pelo mundo mágico da Leitura”, que será desenvolvido através da leitura de diversas histórias infantis.
 

Objetivos Específicos:

• Incentivar a leitura nos âmbitos escolar e familiar;

• Despertar o interesse do aluno pela leitura e produção de texto, de forma lúdica;

• Ampliar o vocabulário e o contato com textos diversificados, tendo a leitura como referência para a escrita.

• Desenvolver responsabilidade, compromisso e o cuidado com os materiais coletivos.

• Despertar o gosto pela produção de texto, pois produziremos textos em forma de brincadeiras, utilizando a linguagem lúdica.

 

Justificativa: Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental, e que a escola possui um papel importante nesse processo do hábito da leitura nas crianças, considera-se importante à realização do presente projeto: “Uma viagem pelo mundo mágico da Leitura”, que será desenvolvido através da leitura de diversas histórias infantis.
 

Metodologia:

• Seleção dos materiais a serem utilizados: paradidáticos, revistas e gibis;

• Produção de texto, “Baú ambulante”, e a partir do melhor texto será feita uma dramatização.

• Ficha de leitura e carta de orientação aos alunos;

• Organização do sistema de rodízio das bolsas;

• Conversa inicial com os alunos explicando sobre o funcionamento do projeto e sua importância;

• Distribuição das bolsas contendo um livro, um gibi ou uma revista infantil, uma ficha de leitura e uma carta de orientação e estímulo da professora da sala;

 

Desenvolvimento: A cada semana, também, será escolhido o melhor texto com critérios avaliativos como coesão, coerência, criatividade, pontuação e durante todos os finais de semana do segundo semestre os alunos irão levar para casa um paradidático diferente. Em casa, a família deverá participar da leitura do livro e juntos, após preencherem uma ficha com o título, personagens etc. o aluno produzirá outro texto com base no livro lido. Desenvolverá, portanto, a prática de leitura, interpretação e a criatividade ao produzir outra história. Além da participação da família!
 

Avaliação: Avaliar o interesse dos alunos pela leitura e a melhoria de seu vocabulário oral e escrito. Avaliar a melhoria na qualidade de interpretação por parte dos alunos.