Aracaju, 16 de Dezembro de 2018

Projetos

Projeto O Mundo Encantado do Folclore

Page 680055a764430000

Apresentação

 

Para explicar fenômenos naturais, forças desconhecidas ou para contar passagens importantes da nossa História, as pessoas comuns de todas as raças e religiões criam mitos, lendas, danças, músicas, hábitos e tradições. Portanto, folclore é o conjunto das tradições, conhecimentos, crenças populares, lendas, músicas, danças, adivinhações, enfim, tudo o que faz parte da cultura e da memória de um povo. 
 

Justificativa
 

É preciso resgatar a nossa cultura, os valores e garantir as tradições às outras gerações.
 

Objetivos
 

Geral: Ter conhecimento do folclore brasileiro, identificando suas características e valores.


Específicos:

• Resgatar a nossa cultura por meio do folclore;

• Compreender e ter noções de folclore;

• Evidenciar o folclore regional;

• Despertar nos alunos o interesse  por nossas tradições;

• Desenvolver a expressão oral e a corporal, a coordenação motora fina e grossa, a percepção auditiva e visual da criança por meio das parlendas, mitos, adivinhações, músicas, trava-língua,poesia,músicas e danças.

 

Atividades


Trabalhar trava-línguas;
Parlendas;
“O que é, o que é?”,
Cantigas de rodas folclóricas;
Recortes e colagem;
Poesias;
Dedoches para teatrinho;
Músicas;
Marcadores de livros;
Jogos da memória;
Desenhos para colorir;
Produção de texto;
Brincando com sucatas;
Máscaras;
Artes com EVA.
 

Desenvolvimento

• Conversa informativa recolhendo dados que já conhecem e o que não conhecem, contando histórias e lendas, com perguntas: O que sabem / O que não sabem / Gostariam de saber;

• Contar as lendas do Saci Pererê, Iara, Mula sem cabeça, bumba-meu-boi, Lobisomem explicando suas características físicas, seus valores, e suas atitudes;

• Desenho livre de personagens do folclore;

• Assistir a vídeos folclóricos e ouvir músicas;

• Concurso de trava- língua / O que é, o que é;

• Confecção de cartazes, dedoches e marcadores de livros;

• Apresentação de teatro de dedoche das lendas folclóricas;

• Apresentação de músicas folclóricas;

• Brinquedos folclóricos ( Telefone sem fio / pipa / móveis feitos com caixa de fósforos / peteca / cavalo de pau ...).

 

Cronograma

18/08 - Debater as lendas: Saci, Iara, Bumba-meu-boi, Curupira... Confecção de cartazes e marcadores de livros.

19/08 - Confecção de brinquedos folclóricos com sucatas (cavalo de pau,pipas, telefone sem fio, móveis feitos com caixas de fósforos...).

20/08 - Assistir a vídeos folclóricos, cantar músicas folclóricas, confeccionar dedoches para teatro e produzir uma história coletiva para ser apresentada na sexta-feira (22/08).

21/08 - Pesquisar na internet parlendas, o que é, o que é? Adivinhas, trava-língua e treinar para o concurso; Confecção do teatro de dedoche, cantar músicas folclóricas, jogo da memória e Concurso de Pipa – vencerá quem conseguir deixar a pipa mais distante (Obs. Para concorrer o aluno tem que trazer a pipa).

22/08 - Concurso de trava-língua, o que é, o que é? parlendas...,apresentação dos teatros de dedoches e exposição dos trabalhos produzidos na Feira Cultural (quadra).
 

Recursos

• Aparelho de som;

• Vídeo;

• Materiais didáticos ( cartolinas, giz, lápis de cor);

• Livros de histórias;

• Sucatas.

 

Culminância
 

Realização da Feira Cultural na quadra do colégio, onde cada turma exibirá os trabalhos realizados durante a semana e os alunos farão apresentação com músicas folclóricas.


Bibliografia
 

Adaptação do projeto contido no livro (MENDONÇA, Waldirene Dias Mendonça. VAZ, Carmen Lúcia Ferreira. In: Dente de Leite. Urbelândia –MG – Editora Gráfica Claranto Ltda.1ª Edição – MARÇO 2004.)

 

http://www.ensinar-aprender.com.br/