Aracaju, 16 de Dezembro de 2018

Educação Infantil

Compreende o atendimento às crianças de 0 a 6 anos, enquanto em outros países abrange crianças entre 3 e 5 anos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - 1996) define que a Educação Infantil deve ser oferecida em creches ou em entidades equivalentes, para crianças de 0 a 3 anos de idade, e em pré-escola, para crianças de 4 a 6 anos. Ainda que não obrigatória, a Educação Infantil é um direito público, cabendo ao município a expansão da oferta, com o apoio das esferas federal e estadual.

Ensino Fundamental

Etapa importante do aprendizado, tem como pilares de seu processo educacional o desenvolvimento de uma visão integrada de mundo e uma aprendizagem significativa. É válido, portanto, como objetivo educacional, transmitir uma visão integrada de toda a realidade, de modo a levar o educando a compreender que tudo possui uma função específica, em uma reação ordenada de causa e consequência, o que abrange as leis naturais em todas as suas expressões. Além disso, por meio de atividades diferenciadas, projetos diversos e uso de novas tecnologias, pretende-se direcionar e conduzir o aluno ao letramento, levando-o a utilizar a leitura e a escrita como ferramentas para o seu desenvolvimento sociocultural e estabelecer condições para que relacione os conteúdos aprendidos com a própria realidade, tornando assim a aprendizagem significativa. Com base no desenvolvimento das habilidades integrais do aluno, na responsabilidade, na formação de valores e de uma consciência crítica.